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Se se cruzar na estrada com a matrícula AA-01-AA não estranhe. Um veículo elétrico recebeu a primeira chapa do novo modelo, que entrou em vigor a 15 de Janeiro de 2020. Se ainda não se apercebeu desta mudança, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber.
O que muda nas matrículas?
A nova série passa a ter dois grupos de duas letras e um grupo de dois algarismos ao meio. Assim: AA-00-AA. As novas chapas deixam também de ter os traços ao meio a separar os caracteres e a barra amarela com a referência ao mês e ao ano.
Porque é que a primeira matrícula começa com 01 e não 00?
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em declarações à Lusa, a primeira matrícula da nova série (AA-00-AA) ficou “reservada pelo IMT para memória futura”. Por isso, o primeiro veículo recebeu a chapa com a matrícula AA-01-AA.
É obrigatório mudar a matrícula do carro?
Não. Os veículos que já estão em circulação podem manter o actual formato. A substituição só é feita se os proprietários quiserem. O novo modelo passa a ser obrigatório para os carros novos.
E, no caso das motas, há alteração nas matrículas?
Sim. As chapas das motas vão ter de passar a referir o país onde estão registados, ou seja, a barra azul com o “P”, assim como o símbolo da União Europeia.
Porque é que são feitas estas alterações?
A alteração serve para ir ao encontro dos modelos utilizados no resto da União Europeia. Segundo o decreto-lei, publicado em Diário da República, a referência ao ano e mês de matrícula utilizada em Portugal “é única na União Europeia”, o que, segundo o Governo, tem provocado “interpretações incorrectas por parte das entidades fiscalizadoras do trânsito de outros Estados-membros quando os veículos circulam internacionalmente”. O formato utilizado até agora, em Portugal, serve, noutros países, para referir a data de validade da matrícula, aplicável no caso de matrículas temporárias ou de exportação.
Até quando dura o novo formato de matrícula?
Segundo o IMT, deverá ter um período de utilização de cerca de 45 anos.
06-03-2020
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